Pages Navigation Menu

MEET 'EM, GREET 'EM, TREAT 'EM AND STREET 'EM

SGEMGlobal#1: Portuguese – Introduction to the SGEM

SGEMGlobal#1: Portuguese – Introduction to the SGEM

SGEM#1 Portuguese Introdução ao guia do emergencista cético

SGEM#1: English Version

The Skeptics Guide to Emergency Medicine – O guia do emergencista cético Podcast Link: SGEM1-Introduction to the SGEM

Este é o primeiro podcast de uma série de podcasts de como se tornar um emergencista cético.

Primeiramente: quem somos? e.. porque estamos fazendo isso?

Ken

Ken Milne

Ken Milne é um médico emergencista no Canada e professor na faculdade de Western Ontario.

Ken também trabalha com o Grupo BEEM ( The Best Evidence in Emergency Medicine).

Por que criar o guia do emergencista cético?

Bom, aparentemente os métodos de ensino atuais não estão funcionando muito bem. Tem demorado entre 6 a 13 anos, com uma média de 10 anos, para se transmitir evidências de qualidade com relevância clínica à beira do leito. Nós do guia do emergencista cético queremos reduzir esse intervalo para 1 ano.

Como faremos isso?

A ideia é usar a mídia social para atingir estudantes de medicina e residentes envolvidos com a medicina de emergência. Um podcast será utilizado para fornecer o conteúdo do BEEM.

A Universidade de McMaster tem um sistema de busca da literatura pública para tópicos relacionados a medicina de emergência. Aproximadamente 200 médicos revisam a conclusão desses artigos, e então listam o título do artigo e a sua conclusão. Eles então classificam os artigos em uma escala de 1 a 7 (com 1 sendo: nã, nunca vou usar isso na emergência e 7 sendo: uau devemos fazer isso). Os artigos classificados como 5 ou mais são novamente revisados, e seus resumos são então apresentados em congressos pelo mundo. Como nem todos os estudantes podem (financeiramente principalmente) ir a esses congressos, resolvemos fazer esse podcast.

Então, para tudo isso acontecer gostaríamos que vocês se registrassem no nosso site, para que a gente possa saber quem está nos ouvindo e assim providenciar o conteúdo mais adequado. Também gostaríamos que vcs nos dessem feedback sobre o que vcs gostam ou não gostam e o que vcs gostariam de ter mais.

Gostaríamos de que vcs nos colocassem um LIKE no facebook, nos seguissem no Twitter, assim conseguiremos fazer um coisa interativa…chegando até os seus preceptores e professores…. assim a mídia se torna a mensagem e o estudante o mestre. Vocês estudantes estarão ensinando seus preceptores e professores não apenas o conteúdo, mas também a como utilizar a mídia social.

No guia do emergencista cético voce será estimulado a ser cético e a ter um pensamento crítico.

Lembre-se:

de que esse podcast não deverá ser sua única base de informação para avaliação e tratamento do seu paciente. e que a primeira regra do emergencista é:

Não entre em pânico, quando todos os outros estão apavorados e estressados você deve estar em controle, você é o medico emergencista. Pense: todo o sangramento pára… eventualmente!

Até a próxima!